Nessas duas semanas em que precisei me afastar, foi praticamente impossível não produzir nada (desenhisticamente falando)! O sketchbook foi meu principal suporte de comunicação visual nesse meio tempo, e hoje mostro pra vocês alguns registros do que andei fazendo por lá 🙂
Novos experimentos com canetas, marcadores e elementos gráficos começaram a aparecer nas páginas do caderninho. Também retornei com a prática do desenho em novos papéis – o desenho abaixo foi feito em uma nota fiscal de banco.
Idas a consultórios médicos sempre rendem desenhos de observação interessantes. O casal que mostrei na foto acima apareceu por coincidência, acreditam? Só percebi a “conexão” entre os dois depois de ter chegado em casa. O interessante, também, é que a moça aparenta ser mais nova, e o rapaz, mais velho que os meus ‘modelos’ originais.
À medida que as coisas iam ficando mais “apertadas” por aqui, a minha necessidade de externar toda a pressão e carga emocional iam aumentando – isso se refletiu bastante nas quatro últimas páginas, que são as minhas preferidas so far. Experimentei marcadores de texto e colagens de papéis coloridos, retalhos e elementos gráficos, e fiquei encantada com o resultado dessa mistura!
Aqui, uma overdose de olhares, atitudes e sentimentos com cores, formatos e expressões bem diferentes do que estou habituada a trabalhar. Fiquei apaixonada pelos desenhos em papel madeira (mesmo sendo mais difíceis de preencher, pelo menos com lápis de cor) e pelo contraste entre o azul e o laranja, entre o sóbrio e o divertido.
De todas essas meninas, acho que essa, em azul, foi a minha favorita. Ela foi feita em um retalhinho de papel, e fui adicionando as cores intuitivamente; acabei gostando muito do resultado, e com certeza quero repetir essas escolhas e encontrar variáveis para elas.
Percebi que os registros ficaram ainda mais espontâneos do que o de costume, e que perdi o medo de estragar tudo – acho que porque estava com a cabeça cheia demais para isso, e ela precisava esvaziar de alguma maneira. Além desse sketchbook, fiz alguns registros em um outro, que pretendo mostrar em breve.
Eu sempre vou ficar maravilhada com a capacidade narrativa do sketchbook, com o poder que ele tem de revelar tanto sobre a gente de maneira tão sutil. Os últimos desenhos me são tão expressivos, que às vezes fico até receosa de compartilhar aqui, por serem tão íntimos.
Espero que esse post seja mais um incentivador pra produção artística de vocês! Que vocês se sintam inspirados e motivados a iniciar um sketchbook (ou retomar aquele que ficou esquecido), e que ele sirva de suporte gestual e emocional (como não?) pra vida 🙂
Quem leu até aqui, já sabe: deixa um recadinho aqui embaixo falando o que achou de tudo, que quero saber das impressões e opiniões de vocês.
Beijos e até a próxima!
Arantxa Carolina
socorro, juju! seu sketch é muito fofo! eu costumava carregar o meu sempre, mas é tanta gente pedindo pra olhar toda hora uma coisinha que às vezes tem coisas tão pessoais ): sei lá. mas to querendo voltar a carregar meus pequetitos comigo. <3 a folha do seu é de maior gramatura do que o normal?
Naine Gomes
Oi Juliana! Teu sketchbook é inspirador !! Teus desenhos estão cada dia mais meigos e expressivos. Sucesso 😀
Crystal Spinelli
Adoreiii, Ju!
Lindos, como sempre <33
Ericka Moderno Rocha
Sempre quis ter um sketchbook bonito, todo coloridinho, cheio de texturas, mas tenho problemas sérios em aceitar meus desenhos tortos! HUHUAHUAHUAHU!! Arrancava as páginas, nunca consegui ver a evolução do meu traço pra ilustração! Até que: eu desisti. HAHAUHUAHAUHAUHAUH!
Natalie Rodrigues Alves
Parabéns, seu trabalho é incrível!!!!!! Vida longa aos seus trabalhos com ilustradora!
Paola
Adoreei o seu blog! Vou te seguir! Conheci lá pelo selfless portraits das mina, haha <3
Faltou Açucar
Eu tenho essa sensação quando tenho que mostrar meu sketch pra alguém, é como se a pessoa estivesse abrindo uma porta na minha cabeça, ou invadindo o meu quarto.
Amei os desenhos, fiquei super curioso com os de papel madeira, você conseguiu um efeito bem legal 🙂
http://www.faltouacucar.com
Marina Ribacki
Que lindo teus desenhos <3 Amei o contraste do amarelo e rosa e os recortes que você deu à ilustração <3
carine ferreira
Oi Juliana! Fiquei muito curiosa, a sua primeira experimentação que introduz o post foi em aquarela? fico me perguntando porque gosto muito de mexer com aquarela também, e experimentar com ela, e se eu tentar fazer isso no sketchbook eu estrago tudo, as folhas, os desenhos antigos, mexer com água tem dessas né :/
Juliana Rabelo
eu também não me sinto à vontade mostrando esses desenhos assim, pra todo mundo :~ e eu sempre tenho o cuidado de selecionar o que vai aparecer por aqui, porque também tem muita coisa beeeem pessoal no meu sketch D: Mas eu gosto muito de andar com o caderninho pros cantos, e acho muito melhor ficar desenhando do que ficar jogando no celular enquanto espero uma consulta, sei lá. Esse é um Mole$kine, e a folha dele é um pouco mais grossinha que o normal (deve ser uns 40, 50kg).
Beijos, Carolinda!
Juliana Rabelo
Obrigada, Crys! ♥
Juliana Rabelo
Ah, Eriquinha >| não acredito que você desistiu! Poxa, cê acredita que eu tenho meus desenhos bem velhinhos, de 2004 pra lá? Não joga fora essas coisas, não, que são verdadeiros documentos e registros da tua vida *mãe* <3
Juliana Rabelo
Muito obrigada pela gentileza e pelos votos, Natalie! hihi
Juliana Rabelo
Oba! Obrigada, Paola! Tô doida pra sair o resultado do sorteio e eu começar a desenhar lá pro grupo :3
Juliana Rabelo
Siiim! Exatamente essa sensação!
Muito obrigada pela gentileza! Também adorei o papel madeira, só queria que ele absorvesse o lápis de cor com mais facilidade (mimi) :~
Juliana Rabelo
Muito obrigada, Marina! Também curti muito essas cores mais fortes, tomara que eu consiga fazer mais vezes 😀
Juliana Rabelo
Oi, Carine! A primeira experimentação foi com marcadores Tombow, que eu ensinei a usar nesse post . Pra usar aquarela, você precisa usar um papel apropriado pra técnica, senão corre o risco de ela manchar e estragar tudo :~ nesse post , eu dei várias dicas de papéis pra todos os gostos e bolsos 😀 tomara que seja útil pra ti :}
Juliana Rabelo
Muito obrigada pela gentileza, Naine! ♥
carine ferreira
Ficou com uma transparência tão linda que achei que fosse aquarela hahah vou pesquisar por esses marcadores. Isso do papel que eu suspeitava, pelo visto vou ter que fazer meu sketchbook mesmo com folhas de aquarela misturada a folhas tradicionais caso queira experimentar com aquarela neles.
Muito obrigada, Juliana! Foi de grande ajuda.
Juliana Rabelo
Que bom que ajudou :} em breve, pretendo fazer umas postagens sobre sketchbooks com papéis diferenciados, e acho que você vai curtir 🙂