Oi, pessoas! Hoje venho trazer um #ilustrasunday um pouco diferente pra vocês: uma ilustração com várias coisas que deram errado! Como assim?
Senta, que lá vem a história. Passei o dia quase inteiro trabalhando nessa ilustração, e às 22h e pouco, quando finalmente terminei tudo, tive a brilhante ideia de passar verniz, pra segurar o pó do lápis grafite. Não era uma má ideia, afinal, eu só queria proteger a ilustração das impressões digitais alheias.
Como já diria mamãe, a pressa é inimiga da perfeição, e eu tive uma segunda brilhante ideia: a de secar o verniz com secador. Na minha cabeça, era uma maneira ótima de acelerar o processo, mas o que aconteceu, queridos leitores, é que mesmo usando o jato de ar frio e a uma boa distância, o verniz começou a manchar meu desenho inteiro. Sim, a ilustração que passei o dia inteiro pra fazer.
Tá achando que acabou? Não: tem mais. Além de eu ter perdido minha ilustração inteira, meu quarto ficou impregnado do cheiro do verniz. Sério. Segundos depois, eu já estava tonta, com o nariz entupido, tossindo, os olhos vermelhos e muito mais. E, já passando de meia noite, estava eu pesquisando no pai Google maneiras de tirar esse cheiro terrível do meu quarto. Que dia.
(À título de curiosidade, só amenizou quando cortei uma cebola e deixei num pratinho, em um dos móveis do quarto. Pra ser sincera, deixei do lado da ilustração.)
 |
(um minuto de silêncio pra essa tragédia) |
Talvez a imagem digitalizada não mostre tanto, mas a verdade é que essas manchas ficaram bem ruins. Tem rastro de pincel/verniz no desenho inteiro (dá pra ver melhor na parte do cabelo, e esses “arranhões” brancos nas manchas de tinta). :~
Definitivamente acho que o problema não foi com o verniz (usei o watercolour varnish mat, líquido, da Talens), e sim com uma provável reação química entre ele e as coisas que saem do jato de ar do secador. Eu já tinha usado o verniz antes, na folha simples da Linha Universitária da Canson, deixei secar naturalmente e não aconteceu nada demais – o cheiro também não impregnou no ambiente.
Mas como os erros estão aí pra gente aprender algo com eles, eu não só aprendi, como quero compartilhar com vocês:
Aconteça o que acontecer, não sequem o verniz com secador. Nada de bom acontece depois disso.
Além disso, confesso que não curti a interação entre o lápis grafite e a aquarela, porque o grafite repele a aquarela de um jeito estranho, que deixa umas “bordas” de tinta mais grosseiras ao redor do desenho. E confesso também que fiquei me sentindo muito melhor depois que coloquei a cebola cortada no quarto. Meus brônquios agradeceram.
Mesmo que tenham acontecido todos esses imprevistos com o #ilustrasunday de hoje, achei bacana vir compartilhar aqui no blog, pra que vocês saibam que nem sempre as coisas dão certo do lado de cá. Eu também estrago meus desenhos. E na verdade, tá tudo bem se eu perdi a ilustração e todas as horas que passei trabalhando nela, junto com os materiais caros e o bordado. Mesmo. O importante foi que curti bastante o processo (menos na parte do verniz), e que tirei vários aprendizados disso (inclusive o de que preciso de um spray fixador apropriado pra desenho urgentemente). 🙂 É vida que segue.
Um ótimo domingo pra vocês!
Lili
Que pena, Ju… Tva ficando lindo… (Não que tenha ficado feio… mas imagino seu sofrimento). Sou suspeita mas curto muito lápis grafite com aquarela. (Até tinha que aprender artes finais mais 'profissionais'). Mas essas coisas acontecem. 🙁 Ia mesmo sugerir o spray. Tem q testar em outros papéis antes pra aprender a usar se n poder ficar uma caca… Mas até q seca rápido.
Juliana
Eu gosto do visual, mas fico meio noiada com os pequenos detalhes. O verniz liquido também acaba "arrastando" o pó do grafite, daí fica essa meleca :~
Jéssica Teodoro
Juh!! O Desenho ficou incrível!! Artisticamente falando, ele teve um outro olhar! Existem artistas que usam esse efeito propositalmente. Pense que foi uma nova experiência de trabalho!! Não o descarte!!!
Beijoss ;*
Juliana
Muito obrigada, Jéssica! Com certeza vou guardar as informações que aprendi nesse processo para usar em um próximo! 🙂
Nayara Oliveira
Ahhh… eu gostei *-* ficou um efeito rústico, mas bem interessante e diferente ! os erros as vezes se tornam acertos <3
Juliana
Hahahah! Muito obrigada, Nayara!
Nathalia Ganesha
Eu gostei, ainda mais se você só olhar a imagem sem o texto, pois quando fiz isso, achei q essas rachaduras brancas foram propositais e pareciam raios em meio a nuvens. rs
Juliana
Hahahah! Que interpretação massa, Nathalia! Muito obrigada! <3
Nayara Cristina
Nossa Ju está incrível!!! Eu amei mesmo. As flores que você bordou ficaram lindas…
Juliana
Awhn, muito obrigada, Nayara!
Tati
Da próxima tenta aquele verniz spray da Acrilex, fosco. Eu já usei ele num desenho com grafite e ficou bom. Mas tem que aplicar em ambiente aberto. 🙂
Juliana
Sim, Tati! Já usei ele e deu muito certo; fico pensando se ele vai segurar a aquarela também, mas acho que sim, né?
Karyna Pirola
Nossa, e se o desenho manchado ficou assim, imagina os sem borrar! haha
Ficou incrível o desenho… mas coisas frustrantes também são boas pois trazem experiências né
bjs
Juliana
hhahahah! Muito obrigada. Karyna! Com certeza, aprendi bastante com esse desenho. Um cheiro!
Ana Blue
Xuu! ~
Sabe o que me fez lembrar essas marcas que verniz deixou?
Marcas que o tempo deixa em madeira ou livros, naquela senhora vibe de Jane Austen e cia, bem rústico. 🙂
Eu entendo a frustração haha, dá um ódio né?
Caso você foque suas artes pra uma linguagem rústica, esse processo que deu errado você pode usar pra sua criação ^^
♥
Ana Blue
Juliana
Oi, Nalu! É isso mesmo, acabou dando um resultado diferente do que eu esperava, mas aí já tenho isso "guardado" pra quando quiser esse efeito arranhado propositalmente! ahuahua :~
Nathália Ferrari
Olha, Ju. Sério.. Se você não tivesse contado sobre essa série de desastres durante o processo, eu juro que passaria batido. Tá tão bonito… Nossa! <3 Mas imagino sua frustração. Serve de aprendizado sempre né? Faz parte! Beijão!
Juliana
Oi, Nathalia! Ah, que fofa, você! Muito obrigada =~) Com certeza ficou o aprendizado!
Beijos!
Bianca Nissi
Nossa que lindo seu trabalho! Achei legal você contar das coisas que podem dar errado durante o processo do desenho, porque eu mesma já caguei várias vezes com os meus hahaha mas a gente acaba nunca comentando isso. E é uma experiência boa pra aprender, só não é tão legal quando a gente perde o desenho todo.
Beijos!
Juliana
Oi, Bianca! Ah, legal seu comentário; também pensei isso, e que as pessoas acham que só elas que fazem cagada com o desenho. Mas como você disse, o fato é que até essas cagadas são importantes pro nosso processo de aprendizado =~)
celle coelho
eu sei que quando a gente não curte algo, não adianta vir a rainha da inglaterra pra falar que tá lindo que a gente num vai se convencer hahaha
acho que o problema das manchas é que se perdeu um pouco das linhas, né? dá pra ver na primeira imagem o quanto o cabelo tava super detalhado e depois não se veem mais tantos detalhes 🙁 mas bom, já que rolo isso, pelo menos se leva de aprendizado, né? haha
gostei dos detalhes dourados que você aplicou <3
beijo!
Juliana
Hahahahahhaha! Exatamente isso, Celle! Acabou que o verniz espalhou muito do grafite, e tirou o detalhamento =~
Tô louca atrás da *caneta dourada perfeita* pra fazer esses detalhinhos, mas ainda não achei =~ Que bom que tu gostou!
Beijinhos!
Thiciana Mandú
Ainda com os problemas técnicos ficou muito lindo 🙂
E eu concordo que grafite e aquarela não misturam bem.
Mas faz parte de ser artista fazer cagada né hahahahaha!
Nem mostro as minhas por que olha, quando eu estrago é com força!
Juliana
Hahahah! Obrigada, Thici!
Ah, agora fiquei curiosa pra ver. 😀
Sofia
Ok, cada um é cada um, então vou dizer o que eu faria nessa situação ok? O desenho ficou lindo de morrer, jamais jogaria fora e esse bordado em cima, tipo uau. Eu encarnaria o melhor espírito "wreck this journal" e esculhambaria totalmente o desenho pra ele ficar com cara de desgastado. Um montão de pó de café, agressividade e falta de apego e num passe de mágica: puf! Uma nova arte repaginada. Foi só uma idéia, mas acho que sou mais doidinha que vc né? Parabéns pelo "erro", tá lindo! (coloquei entre aspas pq na verdade tudo depende de como vemos as coisas)
Juliana
Oi, Sofia! Então, eu nem joguei fora, deixei guardado aqui pra ficar com esse efeito de referência 😀 Realmente não sou muito desapegada dos meus desenhos, mas a ideia de soltar o "lerigou" é maravilhosa! 😀
Jess
ei miga! finalmente consigo comentar aqui o/
poxa eu AMEI essa ilustração. Mas deu para perceber sim que ela ficou manchada depois do verniz :/ gostei muito da versão inicial apenas em grafite mesmo.
mas sabe o que eu mais gostei nela? ela me lembrou muito a effy do skins que eu amo <3
Juliana
Miga, eu também tinha curtido ela só no grafite =~
Huahuahua achei ótimo que você disse isso, porque nem sabia quem essa pessoa era até tu dizer. Adoro quando as pessoas veem outras pessoas nos meus desenhos 😀
Andressa Menezes
Nossa Ju, teus traços tão mudando, amadurecendo (se assim posso dizer). Eu fico imensamente feliz em acompanhar a evolução dos teus trabalhos, já que eles foram uma grande inspiração em começar a me dedicar mais aos desenhos. Em relação às coisas que deram errado, posso imaginar o quanto deve ter sido horrível ver as coisas saindo do controle, mas mesmo assim são nessas horas que mais aprendemos não é? Mesmo assim o desenho ficou incrível, como todos os que você faz. Enfim, parabéns sempre pelo seu trabalho lindo e apaixonante. 🙂 ♡
Juliana
Oi, Andressa! Poxa, eu que agradeço por você me acompanhar e pelas suas lindas palavras. Fiquei muito feliz com seu comentário, de verdade! Muito obrigada =~)
Lais
Foi a primeira vez que entrei aqui no blog e me deparo com um desenho lifo cujo a autora não gosta nem um pouco, por ter dito vários pequenos desastre sno meio. Se já gostei desse, imagina o que virá? Parabéns!
http://www.semprebailarina.com
Juliana
Oi, Laís! Haahhahaha, espero que quando você voltar aqui, o post da vez seja mais otimista 😀 Obrigada pela visita!
Glock Glass Vidraçaria e Serralheria Glock
Arte é Arte né!!! Ainda assim ta lindo!! Parabéns!
Juliana
Muito obrigada!
Larissa Ayumi
Mesmo a ilustração pós-verniz está linda, mas sei a frustração de ter feito uma coisinha no final que deixou o desenho não tão legal quanto antes. Mas é como você disse, é tudo um aprendizado 🙂 e o bom é que nós leitores também pegamos as dicas hehe!
Juliana
Hahaha, fico feliz que tenha sido útil mesmo com uma ilustração que não deu muito certo. Obrigada pelo feedback, Larissa!
Mila
As manchas que vc diz são as douradas? Pq se forem quando olhei de primeira, achei q faziam parte do desenho. Algo meio fada. Se vc não falar q não fazia parte dos seus planos, poucas pessoas saberiam que isso foi um "erro"
Bjs
http://achadosdamila.blogspot.com.br/
Juliana
Oi, Mila! As manchas são esses "arranhados" no plano de fundo, essas coisas esbranquiçadas. Obrigada <3
Anônimo
Oi Juliana, essa foi uma das ilustrações suas que eu mais gostei, gostaria muito de saber qual o nome desse tipo de bordado 🙂
Bj