Um dia desses, estava me sentindo muito tensa com os trabalhos do dia-a-dia; resolvi parar um pouco e brincar de fazer colagens, que é algo que sempre me deixa bem relaxada, além de aguçar minha criatividade. Hoje, mostro pra vocês as colagens que estão no meu sketchbook, e conto algumas dicas e curiosidades sobre a técnica.
O que você precisa?
De um
sketchbook que aguente o tranco da cola e das coisas que cê vai colar nele. Eu agora uso o que recebi da
Miolito (veja todos
aqui), que possui espaço interno entre os ‘gominhos’ de folha, e que é recheado com folha mais grossinha, além de ter o elástico pra segurar tudo. Não precisa gastar rios de dinheiro com o caderninho – quanto mais simples, é até melhor pra não intimidar.
Você também precisa de tempo livre – se não tiver, dá um jeitinho, separa meia hora pra fazer isso; se você não estiver relaxado, o negócio não funciona, vai travar, vai colar os dedos, cê vai se estressar e rasgar tudo.
Além disso, uma colinha em bastão, tesoura, e uma porção de revistas velhas. Simplesmente vá recortando e rasgando tudo o que te chamar a atenção de alguma forma, e separe em um canto; o que acontece depois que você ficar esgotado dessa fase? Isso mesmo. Sair colando tudo!
Não precisa fazer sentido
Acho que um dos maiores causadores do temido artblock (bloqueio criativo) é a pressão que nós mesmos criamos e exercemos sobre nós mesmos: a necessidade de fazer tudo “certo”, o medo de “errar”, e a mania que a gente tem (estou me incluindo nesse meio) de achar que tudo que a gente faz tá feio.
O momento da colagem é pra você abstrair tudo isso, a pressão interior e exterior, e deixar cada imagem recortada te guiar por caminhos desconhecidos. É o momento em que você tem vontade de fazer uma coisa, e faz. É um momento de experimentação, e principalmente de seguir instintos, sentimentos, formas e cores.
Tudo que há de bom
Pode até não funcionar pra todo mundo, mas os benefícios que a colagem traz pra mim são, principalmente, o alívio das tensões e o aguçamento da minha criatividade. Eu gosto de agrupar as imagens por cartela de cores ou por temas no início, e depois me deixo levar pelo feeling da coisa. Nos últimos momentos da brincadeira são quando saem as melhores colagens – quando você não assume compromisso com a estética, e se prende somente à intuição.
Fazer colagens me deixa mais livre, abre mais minha mente e me deixa mais atenta às coisas ao meu redor. Também me faz perceber beleza em pequenos detalhes, e enxergar a ordem no caos. Eu me sinto muito mais motivada a desenhar, por exemplo, depois de uma ‘sessão’ dessas; guardar todo esse impulso criativo no sketchbook é ótimo, pois tudo pode virar referência para um próximo projeto.
Eu já fiz outras postagens sobre colagens por aqui (
clica pra ver!), e nunca canso se ressaltar o quanto essa atividade é importante. Sério, se você leu o post até aqui,
eu te desafio a fazer uma colagem. Só uma! Não precisa ser a melhor colagem do universo. Pode ser em folha de caderno, numa porta, num cartãozinho… Onde você quiser. E depois cê vem aqui e me conta como foi a experiência, certo?
Eu recomendo fortemente a colagem pros momentos de bloqueio criativo, de tensão, de ‘branco’ e de todas essas coisas ruins. É o que mais funciona comigo, competindo acirradamente com um bom banho de água fria.
*
E vocês, têm o costume de fazer colagens? Têm um sketchbook? O que vocês fazem quando estão com bloqueio criativo? Me conta aí nos comentários!
Beijinhos ♥
Eu Garota Anonima
Hahaaahahaha adorei!
Duds Saldanha
MDS QUE DELICIA ISSO DEVE SER!
nunca brinquei com colagens, credita??
Fabiana Strehlow
Oi, Juliana!
O seu blog é lindo e inspirador!
E o seu trabalho é maravilhoso.
Parabéns!!
Beijos!!
ceciliaschubsky
Adoro trabalhar com colagens fica tão diferente. Suas produções estão lindas.
Jade Maranhão
Ah, vou fazer! Me animei! 🙂
Wanila Goularte
Amei! Lembro que eu gostava muito de fazer quando era mais nova e depois de um tempo acabei deixando pra lá. Mas agora fiquei morrendo de vontade de fazer de novo!
Marina
Que legal! As suas colagens ficaram muito diferente e legal! Eu não tenho revista em casa (ninguém aqui lê), então fica meio complicado. To quase comprando umas só pra tentar haha'
Lorene
Eu quando estou com bloqueio criativo eu tento procurar músicas pra me inspirarem ou então treinar luz e sombra. Tento fazer coisas simples que não exijam que eu pense muito no que estou fazendo. E amo fazer artesanato! Me relaxa muito e geralmente me ajuda a ter criatividade. A última coisa que fiz foi uma coroa de flores <3
Amanda
Adorei a ideia, quando eu era mas nova eu super fazia várias colagens mas perdi o hábito, acho que vou comprar um caderninho e voltar a colar!
Juliana Rabelo
:DD
Juliana Rabelo
COMO ASSIM DUDS
Vai lá brincar, é sensacional <3
Juliana Rabelo
Muito obrigada, Fabiana! Seu comentário significa muito pra mim 🙂
Beijos!
Juliana Rabelo
É uma delícia, né?
Muito obrigada! <3
Juliana Rabelo
Aeee! 😀
Juliana Rabelo
É incrível como a gente consegue perder certos hábitos da infância, né? Vai lá e faz, é tão terapêutico <3
Juliana Rabelo
Obrigada, Marina! Ah, que pena 🙁 Mas você pode usar jornal, panfletos… hahah!
Juliana Rabelo
Que legal, Lorene! Artesanato é ótimo, mesmo! Tudo feito à mão funciona como terapia pra mim :~)
Beijos!
Ryokobel
Oi Ju, tudo bem ???
Menina eu acho que a única vez, em toda a minha vida, que eu fiz uma colagem, foi quando eu era mais nova e tinha uma professora de artes maravilhosa, daquelas que te incentivam a criar sem medo. Uma vez ela chegou na sala cheia de revistas, e disse que iriamos fazer uma colagem. Eu nem me lembro como ficou, provavelmente ficou bem estranha, hahaha, mas depois disso eu nunca mais fiz nada.
Seu post e suas belas colagens me deixaram com vontade de tentar novamente, sem medo de errar, que é um dos meus maiores problemas, vai que dá certo né !!!
Beijinhos
Jess
eu amo colagem, adoro esse caos de papéis, texturas, cores <3
as suas ficaram o maior amor!
Thiciana Sasse
eu tinha ano passado um mini-sketchbook que eu fazia de tudo, rabiscos, colagens, e ainda não arrumei um pra esse ano pq tava muito ocupada com um trablho imenso, esse post seu me fez lembrar de ver isso 🙂 adorei suas colagens, realmente é uma atividade bem relaxante e acho que foi uma das gostei que mais gostei de fazer durante o curso de moda!
facebook.com/mandu.arts
Stefany Alcarde
Ju, preciso dizer que essas suas colagens ficaram muito lindas. Siiiim, eu gosto de fazer colagens também, é beeeem relaxante né. Juro que fiquei com vontade de fazer umas colagens, viu. HAHAHA
http://www.stefanyeponto.com/
Bianca Maria
Adorei suas colagens, ficaram muito legais ♥
Nunca fiz um sketchbook, mas fiquei com vontade !!
Beijos flor
http://www.flormorenamodas.com
Lili Ana
Eu fazia colagens na capa dos meus cadernos… Deu vontade de tentar de novo. =)
Mi Silva
Eu fazia bastante… Realmente é muito bom!!!
Até fiz um post sobre http://www.feminices.com/2012/08/colagem-terapia.html
🙂